Festival de golas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais um post no atacado, hehehe. Gostei da ideia de mostrar várias peças de uma só vez. Afinal é dessa forma que estou tricotando:muitos projetos nas agulhonas. Vez por outra, tenho uma finalização coletiva que me rende vários modelitos quase que ao mesmo tempo. Então, é dessa forma compulsiva que também vou mostrar aqui.
Na pequena coleção de hoje, você vai ver várias golinhas fáceis de fazer, com fios bem variados e que basicamente seguem o mesmo esquema de execução: todas são feitas a partir de um retângulo. O que muda é o jeito de usar e, lógico, o resultado final devido à diferença dos fios empregados. Vamos lá? A receita de cada peça está abaixo da foto apresentada.

Essa primeira, com três botões, foi feita no esquema da Pelerine já mostrada aqui, aqui e aqui. Como ficou um pouco menor a batizei de Gola Enigma. Veja como as bordas não chegaram a cobrir todo o ombro.




Receita Gola Enigma:
Fio Enigma da Círculo, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 7
Tricotar 36 pontos em cordões de tricô (ponto tricô no avesso e no direito) até acabar o  novelo.
Medidas aproximadas: 35cm de largura por 70cm de comprimento.
Modo de montar: costurar metade de uma das pontas à lateral oposta. Se for de seu agrado, pregue botões para decorar sobre a costura. Veja no esquema:


A próxima, é essa vermelha cereja, que ficou bem volumosa. Apresento duas formas de usar a mesma peça, apenas mudando o local de abotoar os botões.



Gola Venetto
Lã Venetto Pingouin, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 10
Tricotar 20 pontos no seguinte esquema: 1t, *2jt, 1laç*, 1t. Traduzindo: 1 tricô de borda no início e no fim da carreira; entre eles fazer sempre a sequência 2 juntos em tricô, 1 laçada. Tecer todo o novelo.
Medidas aproximadas: um retângulo de 25cm de largura por 50cm de comprimento. Pregar 3 botões grandes em uma das pontas. Abotoá-los nos próprios buraquinhos formados pelo ponto do trabalho. Obs: na primeira forma de usar, abotoei apenas 1 botão (o mais central) na ponta oposta. Na segunda, abotoei os três.


Agora é a vez dessas duas golas, a roxa e a cinza, tricotadas com o fio Oslo Pingouin.



Golas Oslo
Fio Oslo Pingouin, 1 novelo de 100 gramas para cada uma
Agulhas número 6
Tricotar apenas 12 pontos em cordões de tricô. Daquela maneira para as bolinhas ficarem alinhadas e bonitas. Veja aqui.
Tecer todo o novelo. Medidas aproximadas: 35cm de largura por 60cm de comprimento. Pregar um ou dois botões bem no canto de uma das pontas. Coloque no pescocito e prenda da maneira desejada.

Não acabou ainda não. Tem mais essa bem delicada e vistosa. O modelo é aquele torcido, um falso Moebbius. Olha só:



Gola Torcida Magnifique
Fio Magnifique Cisne, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 7
Para fazer essa gola, coloque 30 pontos e trabalhe 1t, 1 laç, 2jt.... Sabe? O mantra do tricô, hehehe. É só fazer essa sequência a vida toda, ou melhor, até acabar o novelo. Arrematar e costurar invertido. Medida aproximada: 30cm de largura por 60cm de comprimento. Já fiz esse modelo com outros fios no ano passado, reveja aqui e aqui.


E para completar a apresentação de hoje, a Gola Exclusiva, que ficou bem volumosa.



Gola Exclusiva
Lã Exclusivo Círculo, 1 novelo de 100 gramas
Agulhas número 16
Colocar 10 pontos e tecer todo o novelo. Medidas aproximadas: 30cm de comprimento por 50 de largura. Pregar dois botões no canto de uma das pontas.


Essa foi a produção de hoje. Gostaram?
Espero que sim!

Beijokas e até breve!


36 comentários:

Valéria disse...

ADOREI seu desfile de golas..uma mais linda que a outra..minina mas o que é isso!!!!fiquei de boca aberta!
parabéns...ficaram espetacular!

Unknown disse...

Oi Márcia!!!!
Adorei o poste coletivo! É bom assim, de montão.
Eu fiz minha primeira gola esta semana e adorei, rapidinhas de fazer, dá para usar logo. Este fim de semana tem festinha na escola, acho que até o fim desta semana vou ter muitas opções para usar(rsrs).

Beijos,
Camila.

Sandra disse...

nossa amei, que beleza de trabalhos, a cor, os pontos, divino, bjos sandra

Keka disse...

Adorei todas!!! me encheu de ideias!!! agora preciso comprar agulha 16!!! Obrigado pelas dicas!!!

bjss

disse...

Poxa, que disposição! Esse inverno vai ser um desfile só! Todas ficaram adoráveis; super charmosas! E com receitinhas!! Obrigada:)

bjinhos

Esther disse...

Ficaram lindas!

Tricocomceci disse...

nossa suas golas ficaram lindas, parabéns eu amo golas e as suas estão showwwwwwwww

bjos***

Malu Souza disse...

Maravilhosas as golas....cadê minhas agulhas???? quero começar AGORA...rsrsrs
Sensacional seu blog, estou te seguindo com certeza....
Bjussssss
Malú.

goia guimaro disse...

querida tricoteira adorei os seu trabalhos e o seu desprendimento em postar receitas .Sua escrita poetica tbem e maravilhosa .bjos

Dani Fernandes disse...

Oi Márcia,
que blog lindo!!! Parabéns!!!


Adorei as golas!!! Mas fiquei apaixonada pelo Colete Dual!!!

Beijos

Daniele:)

Sandra Sakurai disse...

Oi!! Conheci o seu blog e quanta peça linda!! Parabéns!! bjs

simplicidadecomsandra.blogspot.com

☼ Carolina ☼ disse...

hola!!
qué tal? ojalá todo bien!!
lindos tejidos
felíz sábado!!
cariños♥
c@

Michelle Silva disse...

Oi Márcia...
São lindas tuas peças... Parabéns!
Venho te ver mais vezes...
Bom domingo!
Beijos!

Nile e Richard disse...

Olá Marcia.
Adorei a sua linda produção de golas.
bjtos.Nile.

Arlene disse...

Oi Marcia
Pra variar é tudo muito lindo no seu blog.
Te mandei um questionamento no Colete Dual de umas duvidas mas acho que vc não viu. Tem como vc dar uma olhada pra me responder. Grata
arlene.z.m.d@hotmail.com

Márcia LP disse...

Meninas,
muito obrigada pelos comentários carinhosos. Fico muito feliz com esse retorno, afinal, o meu objetivo é trazer receitas que agradem vocês. Desculpem por não responder individualmente, com visitinhas nos seus blogs. Estou numa correria só. Mas podem ter certeza que vou fazer isso na medida do possível. Beijokas para todas.

Márcia LP disse...

Arlene, minha querida,
Fui até a caixa de comentários deixados no post do Colete Bari, mas não encontrei sua dúvida. Peço a gentileza de me perguntar novamente, ok?
Beijos e boa semana.

Arlene disse...

Marcia
O comentário está na postagem do Colete Dual, na realidade a blusa que sua mãe fez.
Queria fazer a blusa, será que um novelo dá pra fazer uma blusa G ou GG? E quantos pontos deveria colocar pois lá foram 46 pontos para uma blusa P, não sei tranaformar isso para uma G.
Quero fazer o coletão marrom também mas estou com as mesmas dúvidas que outras pessoas já postaram: aquele ponto abertinho nao sei fazer e acho que para um tamanho GG precisaria fazer com 40 cm e manter os 85 pontos na agulha pra esse tamanho tb?, mas não sei fazer essa abertura para os braços, será que tem como explicar de outro jeito...rs... Como sou iniciante e autodidata...rs...não consegui entender como fazer a abertura dos braços
Acho que precisarei uns 4 novelos pra uma blusa G ou GG não é.
Desculpe te encher de perguntas
Aguardo resposta.
Bjs
Arlene

Nelma Santos disse...

olá! olha amei seus trabalhos são todos lindos .Obrigada por compartilhar as receitas das golas, vou tentar fazer alguma.Quando vc puder passa lá no meu blog(http://nelmasantos.blogspot.com)ficarei muito feliz , pois comecei agora e gostaria de fazer novas amizades, já estou seguindo vc .Um abraço Deus á abençoe.

Márcia LP disse...

Arlene,
Vamos lá, tentarei exclarecer suas dúvidas.
Quanto ao Colete Dual: 1 novelo não vai dar para tamanhos maiores. O que a minha mãe fez usou exatamente o novelo todinho. Só tem um detalhe: ele não ficou tão pequeno assim. Psso dizer que ele dá para quem é tamanho M (42-44), ok? Se o seu manequim for maior, tem que comprar dois mesmo. Para saber quantos pontos, você tem que fazer uma amostrinha com 10 pontos, por exemplo, tricotar algumas carreiras e medir com a fita métrica. Veja também a medida do seu busto e daí você poderá saber quantos pontos vai precisar.
No coletão marrom, se você é iniciante, deixe para lá aqueles pontinhos furados, faça tudo em ponto tricô mesmo. Fica muito lindo também. Mantenha os 85 pontos, o que você tem que aumentar é no comprimento da peça, de uma olhada nas medias maiores e veja se é necessário aumentar mais. Agora quanto ao modo de fazer as fendas para os braços, sugiro que converse com alguma amiga que faça tricô ou então veja se tem algum curso perto da sua casa. Você vai ver que tem certas coisas que só a gente vendo ao vivo e a cores para entender. É muito bom para pegar certos conhecimentos básicos e daí será muito mais fácil de entender as coisas que as tricoteiras postam nos blogs. Enquanto isso não for possível, procure ir treinando nos modelos em que você entende, certo?
Desculpe em reposnder por aqui, mas não consegui deixar coment no seu blog.
Espero que tenha ajudado em algo.
Abraço.

Anônimo disse...

Olá sou a Elenice,e amo a sua pg, e acima de tudo a sua humildade em ensinar,isso é para poucos, parabéns!!!

Adrigald disse...

Olá, Márcia.
Adorei essas peças tão lindas. Me entusiasmei para tricotá-las. Parabéns

Adrigald disse...

Olá, Márcia.
Parabéns pelos trabalhos tão lindos. Me entusiasmei para tricotar cada uma delas.

Luluamô disse...

Oi querida, boa terde!
Comprei um novelo do fio enigma e fiquei sem muitas opções de peças para usá-lo. Procurando no ggogle, achei sua gola enigma. Fiz a peça. Publicarei na próxima semana e quero dar o crédito da receita. É sua? (Imagino que sim.)Bjo!

Sandra Girardi disse...

Olá amiga tricoteira, achei seu blog pelo google a ameeiiii...peguei a receita da gola enigma, fiz e costurei de acordo com o desenho...mas não sei se fiz algo errado, pois o bico (triangulo) ficou para trás, e a vira da gola ficou para o lado onde não forma o triangulo...deu para entender? Se puder resolver meu dilema agradeço. Meu e-mail sandrayg@hotmail.com.
Beijão e parabéns pela página! Show de bola!

Penha Pires disse...

Olá, adorei o seu blog e com certeza irei fazer algumas golas. Acho chiquérrimo, muda qualquer roupa. Montei também um blog faça uma visita e veja se gosta. O endereço é www.penhapirestricotarte@blogspot.com.br

eliza.schwartz@hotmail.com disse...

Boa noite

Amei seu trabalho, esse xale marrom
é maravilhoso, lindo demais, a lã
nao achei , gostaria de uma ajuda,
que lã substitui. Um forte abraço
eliza.schwartz@hotmail.com

Antonieta disse...

Já faz tempo que passo por aqui.Hoje resolvi deixar meu comentário.Sou tricoteira tb, e vivo inventando e buscando novidades.Amo seus trabalhos.Muito lindos e sugestivos.Parabéns.
Antonieta

sandra matos disse...

ameeeeeeeeeeeeeeiiii,ameiiiii,e ainda por cima me apaixonei....lindos trabalhos.

Unknown disse...

Oi.a gola torcida. Como trabalha o avesso. ?? Obgda

Unknown disse...

Visitei e achei lindos seus trabalhos. Vou tentar fazer alguns que achei mais fácil... Obrigada pela linda postagem. Bj

Unknown disse...

Amei todas. Compartilhei. Obrigada.

lurdes disse...

Amei só de ver quero começar agora mesmo cadê minhas agulhas ?nnn

Unknown disse...

Estou fazendo a gola enigma com a quantidade de pontos e agulha sugerida porém ficou c apenas 30cm de largura.Será que vai dar certo ?

Artesanato de tudo 1 pouco disse...

TD maravilhoso,fico feliz por vc compartilhar c agente e gostaria de pedir se não for encomodar a receita da gola lotus eu não estou achando fiz a muito tempo c inspiração na sua e esqueci como faz rsrs.Desde já agradeço.

Tina Furtado disse...

Parabéns pelo seu trabalho, são belíssimas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO