Big Colete Acalanto

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Estou encantada com os trabalhos com fios bem grossos. Como nem sempre encontro as lãs mais espessas, tenho juntado fios para obter o efeito mais volumoso. Na peça que mostro hoje, trabalhei com dois fios juntos da Acalanto/Cisne.




Se você não encontrar essa marca de fio aí na sua cidade, pode substituir por fio duplo de: Mollet/Círculo, Nina ou Família/Pingouin ou (eu disse OU, ok?) Elegance/Cisne. Pode seguir a receita da mesma maneira, com o mesmo número de pontos. Se quiser mudar a espessura, terá que fazer adaptações no número de pontos. 





Esse modelo exige um pouquinho mais de prática para fazer. Não é difícil, mas as mais iniciantes poderão não entender uma parte da receita. Porém, nada que um papo com uma amiga que saiba mais um tiquinho não resolva. Olha como ficou linda a parte das costas...




A peça é tricotada de uma só vez. Veja o detalhe que formou uma bela gola...




A minha peça ficou tamanho médio / manequim 42-44 (com medida de busto 98/100cm).




Veja como eu fiz...

MATERIAL
4 novelos de lã Acalanto/Cisne - coleção 2016 (para tamanho 42-44)
Agulhas de tricô número 10
Agulha de arrematar tricô


EXECUÇÃO

Apesar da peça ser tricotada toda de uma vez, teremos 3 FASES do trabalho.

FASE 1:
Coloque 42 pontos nas agulhas e trabalhe no ponto fantasia que eu chamo de "Turco"assim: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô*. Esse ponto é feito nessa sequência sempre! Sem exceção! Carreiras de direito e avesso sempre iguais. Trabalhe dessa forma até o seu trabalho ficar com a medida de 50 centímetros. 

FASE 2: 
Agora chegou a hora que pode complicar um pouco... no início da carreira você vai ter que colocar mais 32 pontos de uma vez. Veja se consegue entender o que eu fiz assistindo a primeira parte desse vídeo

Importante: ao aumentar os 32 novos pontos na carreira que já tinham os 42, ficaremos com 74 pontos. Com esses 74 pontos, trabalhe em ponto tricô em carreiras de direito e avesso. Essa parte em ponto tricô será a parte das costas. Faça 40 cm assim. Espero que tenha entendido até aqui.

FASE 3:
ATENÇÃO... do mesmo lado em que você aumentou os 32 pontos, agora você terá que arrematá-los também de uma só vez no início da carreira para voltar a ficar com 42 pontos. Arremate da maneira mais simples que souber fazer, assim como você faz para arrematar o final de um cachecol, apenas se lembrando que vai arrematar apenas os 32 pontos iniciais.

Com os 42 pontos trabalhe novamente no mesmo ponto fantasia do início do trabalho: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô* por 50 centímetros. Exatamente como na primeira fase da receita.

Ao atingir os 50 centímetros da terceira fase, pode arrematar todos os pontos que o seu trabalho estará encerrado.

Que beleza! Mas ainda falta costurar...

Vamos lá! 

Veja o esquema abaixo para entender melhor:


Assim como no esquema acima, você vai dar nomes de letras às partes do trabalho. Coloque sua peça sobre uma mesa da mesma maneira que está desenhado no esquema e nomeie A-B, B-A, C-D, D-C. A montagem da peça é feita unindo as partes A com A / B com B e costurando o espaço entre elas. Fazer o mesmo com as pontas C e D, ou seja, unir C com C / D com D e costurar o espaço entre elas. Para facilitar, use quatro alfinetes, um em cada ponto A, B, C e D. Abotoe as letras com o mesmo nome. Feitas as costuras com a agulha de arrematar tricô, o seu coletão estará pronto. Ao vestir a sua peça, deixe as partes da costura nas laterais do corpo. 

Espero que tenham gostado e entendido. Podem deixar suas dúvidas aqui nos comentários ou na nossa página no Facebook. Ainda não curtiu a gente por lá?
Clique aqui e curta!

Quer fazer esse mesmo trabalho com outro tipo de fio, mais fino ou mais grosso do que eu utilizei ou fazer para manequim maior ou menor? Leia esse post para saber quantos pontos colocar.

Quer ver outros trabalhos que eu fiz tricotando com mais fios juntos numa agulha bem grossa?
Clique aqui e aqui.

Bom tricô a todos!!!!



8 comentários:

Fabi disse...

Ficou lindo, adorei a receita. E o fio é lindo. Parabéns! Está muito bem explicado, obrigada por dividir.

Anônimo disse...

Muito bonito!
Bjs

www.trapinhartes.blogspot.com

panos, papeis e pinceis disse...

Ficou muito bonito o casaquinho!
Obrigada por partilhar e duma forma tão clara

Sandra Alexandre disse...

Marcia, não mate a gente de abstinência não! Estava sentindo muita falta de seus trabalhos MA-RA-VI-LHO-SOS!!!
Já tô 'caçando' minhas agulhas para tentar fazer esse colete lindo!!!
Obrigada por compartilhar!!

Beijos e não suma!!!

Fique com Deus!!!

Unknown disse...

Oi Marcia, tudo bem? Adoro seus trabalhos. Comecei a fazer o big colete acalanto, mas os 4 novelos não foram suficientes. Faltaram 10 carreiras para terminar e não acho mais desta lã. Eu fiz 60 carreiras em cada fase. Você tem ideia de quantas carreiras você fez?

Unknown disse...

Oi Marcia. Adoro seus trabalhos. Fiz o colete exatamente conforme sua receita, mas os 4 novelos nao foram suficientes. Faltaram 10 carreiras para terminar. Eu fiz 60 carreiras em cada fase. Vocè tem ideia de quantas carreiras vc fez?

Márcia disse...

Lindo! Amei!
Bjus

Isilda disse...

Obrigada pela partilha!
Beijinho de Bom Ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Retornar ao TOPO